Infância, globalização e natureza: reflexões, pesquisas e cuidados em contexto de desigualdade e injustiças atuais e no pós-pandemia
 
De 22 a 26 de fevereiro de 2021, das 16h até as 18h no canal do Observatório
*Os vídeos disponíveis abaixo na programação
 
O evento tem apoio dos Grupos de Pesquisa POLITICA, NATUREZA E CIDADE, Observatório dos Conflitos do Extremo Sul,
Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento -GEALI- FURG, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE- FURG, Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade - RECIDADE, Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas (CIC), Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA e Programa do Pós-Graduação em Educação - PPGEDU. CLIQUE AQUI PARA MAIORES INFORMAÇÕES
 
 
Programação:
 
(10/03/2021): Os vídeos de cada dia do evento estão disponíveis abaixo!
 
Dia 22 fevereiro (segunda):       
Tema: As crianças e os animais na cidade.
Vânia Alves Martins Chaigar, professora do Instituto de Educação/PPGEDU, grupo Recidade;
Andriara Nunes Nunes, professora rede estadual e municipal anos iniciais, e mestranda em educação PPGEDU/FURG.
CLIQUE PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA
 
Dia 23 fevereiro (terça):
Tema: Crianças, Direitos Humanos e Natureza: unidos e relacionados.
Maria José Araújo, Phd Education Professor at the College of Education in the Polytechnic Institute in Porto, Portugal.
Hugo Monteiro, Instituto Politécnico do Porto, Portugal; Professor Adjunto (Ciências da Educação).
 
Dia 24 fevereiro (quarta):
Tema: Educação Infantil na Nova Zelândia: algumas impressões a partir da experiência de pós-doutorado.
Gabriela Medeiros Nogueira, Professora da FURG/IE/PPGEDU.
Tema: As Infâncias de Ilha dos Marinheiros (Rio Grande) e a Educação Ambiental.
Gabrielle Lopes das Neves, Mestra em Educação Ambiental (Especialista em Educação Infantil (Ufpel), Professora EI municipal em Rio Grande, Grupo de Estudo e pesquisas Ecoinfâncias).
CLIQUE PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA
 
Dia 25 fevereiro (quinta):
Tema: A escola rural, a educação ambiental e as crianças.
Solana González Pensado, professora Universidad de La República/Udelar/ONG Julana, Uruguay;
Tema: Articulações possíveis entre Educação Ambiental, filosofia e alfabetização
Lorena Santos, professora alfabetizadora e EJA rede municipal, doutoranda no PPGEA/FURG.
CLIQUE PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA
 
Dia 26 fevereiro (sexta):
Tema: Contribuições teórico-metodológicas nos percursos investigativos com bebês e crianças.
Ana Cristina Coll Delgado, professora aposentada da UFPEL. PPGEd Unoesc; Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas (CIC).
Carolina Machado Castelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul); Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas (CIC).